Como se ensina uma criança a mentir

Meu filho, de 5 anos, gosta muito de carro, assim, carros em geral, são estímulos

que controlam fortemente suas conversações.

Desde cedo, ele costumava nos contar sobre suas preferências.

E dizia quando achava certos modelos “feios”. Eu tentava lhe explicar que a noção de bonito ou veio varia bastante de pessoa para pessoa.

Mas para encurtar a história, dizia que quando ele achasse um carro feio, não disse isso para o dono, pois o dono poderia ficar triste.

Com o passar do tempo, minha explicação sobre a relatividade da beleza foi se tornando mais rara, ao passo que foi se tornando cada vez mais freqüente a instrução de que ele não deveria contar para o dono do carro que achara o carro dele feio.

Agora, meu filho sempre que comenta sobre certos modelos de carros dos quais ele não gosta apressa-se em acrescentar que já sabe que não pode contar para o dono.

Talvez eu devesse ter persistido mais na idéia de que o conceito de beleza é variável. De qualquer forma, esse é apenas um exemplo de como a sociedade nos ensina a não dizer a verdade. Talvez porque a vida em sociedade seria insuportável se todos fossem ensinados a dizer apenas a verdade. O que seria da literatura se o mundo se resumisse a descrições perfeitas de objetos, propriedades de objetos ou estados da natureza?

2 comentários sobre “Como se ensina uma criança a mentir

  1. Ensinamos os nossos filhos a mentir todos os dias, né?
    Mas acho que sempre pautado pelo respeito ao outro…não queremos que ele ofenda ninguém certo? Como ao ganhar um presente de aniversário e dizer na cara do amiguinho que ele não gostou.
    Será que com esta “desculpa” vale mentir tanto?

  2. É verdade, Helga, o viver em sociedade exige esse tipo de comportamento. Seria muito aversivo se fosse o contrário. Mas afinal o que é mentir? Muito frequentemente mentimos para evitar alguma coisa, por exemplo, reprovação. Não é?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s