Skinner em Walden II

Depois de tanto tempo sem aparecer por aqui, por falta de tempo e otras cositas  mas, aqui estou para compartilhar algumas frases de Skinner retiradas de seu livro Walden II – uma sociedade do futuro, da EPU.

 

Sobre a fama

 

A fama é também ganha às custa dos outros. Mesmo as honras bem merecidas de cientistas ou estudiosos são injustas para muitas pessoas igualmente dedicadas que não obtiveram honrarias.  Quando uma pessoa consegue um lugar ao sol, outras são colocadas numa sombra mais densa. Do ponto de vista do grupo como um todo, não há ganho nenhum e talvez haja uma perda.

  

Sobre a competição pessoal

 

Não encorajamos jogos competitivos, por exemplo, com exceção do tênis ou xadrez, onde o exercício da habilidade é tão importante quanto o resultado do jogo… Um triunfo sobre um outro homem nunca é um ato louvável. Nossa decisão de eliminar engrandecimentos pessoais decorreu naturalmente do fato de pensarmos no grupo como um todo. Não pudemos ver como o grupo lucraria com a glória individual.

 

Como ensinar autocontrole

 

…Um grupo de criança chegam em casa depois de um longo passeio, estão cansadas e famintas. Elas esperam encontrar um jantar. Descobrem, em vez disso, que está na hora de uma lição de autocontrole: devem ficar em pé durante cinco minutos diante de uma terrina fumegante de sopa. A tarefa é aceita como um problema de aritmética. Qualquer reclamação ou lamentação é uma resposta errada. Em vez disso, as crianças começam logo a se ocupar para evitar a infelicidade durante a demora. Uma delas pode fazer uma piada a respeito. Encorajamos o senso de humor como uma boa forma de não tomar um aborrecimento a sério.

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Skinner em Walden II

  1. Esperamos o dia em que finalmente práticas mais eficazes com valor de sobrevivencia e bem estar substituam praticas de exploração da chamada meritocracia capitalista.

    A obra de Skinner é um enorme SD para isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s