Possível mudança de objeto

Em minha pesquisa de mestrado, analisei interações verbais em um blog jornalístico, em busca de possíveis controles mútuos entre os participantes desse blog: do jornalista sobre leitores e vice-versa e de leitores entre si. Usei como fonte o blog do jornalista Luis Nassif. Analisei 37 textos publicados por Nassif durante três dias e meio, em período imediatamente posterior ao acidente do avião da TAM, ocorrido dia 17 de julho de 2007, em São Paulo. Analisei também 1.673 comentários de leitores a esses textos.

Os comentários dos leitores foram classificados em categorias como concordância, discordância, entre outras. Quase 18% dos comentários foram classificados como discordância – discordância dos leitores para com o jornalista ou discordância de leitores entre si. Um exemplo de um tema cuja discussão foi bastante variável no blog foi um episódio envolvendo o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. O episódio ocorreu no seguinte contexto. Após a ocorrência do acidente, a imprensa enfatizou possíveis falhas na pista de Congonhas, que, se comprovadas, poderiam responsabilizar diretamente o governo federal. No dia 19 de julho, porém, o Jornal Nacional apresentou reportagem mostrando que havia indícios de  falha mecânica no avião. Marco Aurélio foi filmado em seu gabinete, no momento em que supostamente assistia ao Jornal Nacional, fazendo um gesto que ficou conhecido como “Top-top”. Os comentários dos leitores sobre o gesto de Marco Aurélio foram subdivididos segundo dois aspectos principais: 1) a posição dos leitores sobre o comportamento da imprensa; 2) a posição dos leitores sobre os gestos do ministro. O resultado foi relativamente equilibrado: parte dos leitores criticou a postura do ministro; parte dos leitores criticou a postura da imprensa no episódio.

De modo geral, tive a impressão de que leitores que acompanharam as discussões sobre o acidente da TAM pelo blog do Nassif tiveram acesso a um relato mais diversificado sobre o assunto do que leitores que acompanharam o referido acidente por meio de um veículo tradicional, seja rádio, jornal, revista.

Em meu pré-projeto de doutorado, propus comparar meus dados referentes a cobertura do Blog do Nassif sobre o acidente da TAM com a cobertura de um ou dois jornais de circulação nacional sobre o mesmo tema. Ainda não sei se será exatamente esse o projeto a ser desenvolvido em meu doutorado. Porque desde a época do mestrado tenho interesse em pesquisar um procedimento de ensino de escrita, por meio de uma plataforma na Internet. Como meu atual orientador é pesquisador da área de educação (assim como minha orientadora do mestrado), demonstrou muito mais entusiasmo pelo projeto de ensino de escrita do que pela continuidade da pesquisa com blog. Amanhã (6/3) tenho um encontro com meu orientador e espero resolver logo essa questão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s