Sobre o método comportamental para tratamento do autismo

Dois comentários de leitoras sobre a polêmica carta do professor Luciano Elia criticando os métodos adotados por analistas do comportamento no tratamento ao autismo. Estes comentários foram provocados pelo post ABPMC rebate críticas de Luciano Elias

Por Priscila M. dos Santos (dia 29/5/2009)

 Gostaria de acrescentar que não apenas no trabalho relacionado ao autismo, como também em QUALQUER área de atuação, o objetivo da Análise do Comportamento nunca foi, nem será, “adestrar” pessoas. Estamos falando de seres humanos, e esta abordagem trata o ser humano como um todo, olhando para cada indivíduo como um ser único, com suas peculiaridades. As críticas de que a A.C. é “reducionista” já estão no mínimo fora de moda… seria muito bom que professores como este estudassem mais sobre a FILOSOFIA do Behaviorismo e a história de sua evolução como CIÊNCIA antes de pautar suas críticas em “achismos”… Proveniente de um integrante do meio acadêmico, trata-se de algo muito desagradável, eu diria inaceitável. Para não falar simploriamente que: falar assim é feio, professor…. Novamente, meus parabéns à réplica da Prof. Dr. Martha Hübner, cujo trabalho tem se demonstrado brilhante.

 Por Juliana (dia 14/3/2009)

 Sou psicóloga, pós-graduanda em Análise Comportamental Clínica e já trabalhei com crianças autistas. Gostei muito de ler seu blog e de poder encontrar aqui esse “debate” iniciado pelo Luciano Elia. Discutir AC é importante para nós…precisamos parar de falar para nós mesmos! Alguém de outra área que resolve estudar ciência do comportamento contribui bastante para mudar a visão pobre de que “adestramos” pessoas. Forte abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s