Os lunáticos de Sobral e outros destaques do Estadão

Belo relato o de Ivan Marsiglia no caderno Aliás, do Estadão de hoje, 26/7/2009. O repórter conta como há 90 anos, durante um eclipse em Sobral-CE, um grupo de cientistas fortalecia a teoria da relatividade do jovem Albert Einstein. O relato ficou particulamente atrativo com as ilustrações da versão impressa do jornal. Para quem não tem acesso ao jornal impresso, aqui vai o link para o texto publicado no portal do Estadão.

***

Em outra reportagem da edição de hoje do Estadão, “O andarilho do centro”, de Edison Veiga, um exemplo de que iniciativas simples, como a relatada pelo repórter, podem contribuir de forma marcante com a valorização do patrimônio histórico das cidades.

Quem sabe a iniciativa de Carlos Beutel – de promover regularmente passeios pelo centro de São Paulo – não venha a inspirar personal trainers a fazer algo semelhante com seus clientes? Eu gostaria de fazer um exercício como esse.

***

Em “Reféns da palavra”, Veríssmo mostra como tinha razão o poeta Muriel Rukeyser que afirmou que  “o universo é feito de histórias [escritas, Veríssimo acrescentaria], não de átomos”.

***

O filósofo Renato Janine Ribeiro, numa resenha sobre o livro de Eugênio Bucci, “A imprensa e o dever da liberdade”, questiona: se a imprensa é o quarto poder e seria “mais eficiente que o Judiciário e o  Legislativo em conter abusos do poder Executivo”, sob controle de quem está a  imprensa? Não vale dizer que está sob controle dos leitores, embora isso em parte seja verdade.

Para Ignácio Ramonet a resposta é simples: está sob controle dos grandes capitalistas. E estes não necessariamente estão a favor da informação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s