Comportamento verbal no cenário político

Relendo Graber, A. D. (1976). Verbal behavior and politics e compartilhando alguns dos trechos do prefácio da obra:

Lacunas na área– “Embora interações verbais sejam indispensáveis na política moderna, o estudo do comportamento verbal tem sido negligenciado. Não existe ainda subárea disciplinar de lingüística política que foque em comportamento verbal como importante aspecto da política”.

Sobre o objetivo do livro – “Por meio de descrição e análise de estudos sobre comportamento verbal pertencentes à política, este livro busca mostrar como e por que conhecimento de comportamento verbal é importante para a compreensão da política. Esse empreendimento exige discussão da função que o comportamento verbal desempenha na conduta política, a maneira com que essas funções são desempenhadas sob varias circunstâncias, e conseqüências do comportamento verbal, incluindo inferências que podem ser formadas com base nesse comportamento. Envolve também análise de verbalizações alternativas que estão disponíveis [no repertório do falante?] mas não usadas, e a discussão sobre as diferenças que seu uso pode fazer. Se alguém conhecer opções pelas quais escolhas são feitas, pode ganhar insights importantes no processo de tomada de decisão”.

Dito de outra forma: conhecer as variáveis das quais o comportamento é função, pode representar ganho importante para a compreensão da relação político-eleitor e para a compreensão de discursos políticos em geral.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s