Linguagem como parte importante do comportamento humano

Em seu texto de apresentação de Verbal Behavior, Ernest Vargas cita trechos de uma carta de Skinner a Fred Keller. Nessa carta Skinner se refere a um trabalho que está preparando sobre linguagem e afirma que linguagem “é parte do comportamento – parte muito importante”. Vargas concorda com Skinner de forma enfática: “Certamente é”. E acrescenta: “Pessoas falam, escrevem gesticulam. Tudo ação. Que controla essas ações? Com que estão relacionadas? Qualquer ciência aprofundada do comportamento (thoroughgoing science) terá inevitavelmente de lidar com essa questão.”

 Skinner revela pessimista sobre a forma com que os linguistas receberiam sua proposta. “Sinto-me sem esperança de convencer os lingüistas”…Mas assim como Darwin que hesitou, mas um dia enfrentou os criacionistas e publicou A Origem das Espécies, Skinner, depois de mais de 23 anos de trabalho na obra, apresenta para a comunidade aquele que considerou ser sua obra mais importante para o estudo do comportamento humano: Verbal Behavior.  “Como behaviorista temos de enfrentar.. O que estou fazendo é aplicar conceitos nos quais trabalhei experimentalmente a esse campo não-experimental (mas empírico).

Para Vargas, Skinner tinha razão em estar pessimista porque  até então (1992) foram raros os lingüistas que reconheceram o mérito do trabalho de Skinner. “Com exceção de uma minoria muito pequena, até cientistas comportamentais, incluindo-se aqueles que se definem como ‘behavioristas’ não estão muito convencidos do valor de sua análise para o comportamento verbal”. Vargas considera que tem sido difícil aceitar ou compreender duas questões fundamentais: a) que comportamento verbal é modelado e mantido pelos mesmos mecanismos de seleção que modelam e mantém comportamento não-verbal;b) que comportamento verbal distingue-se de outros tipos de comportamentos de tal forma que exige tratamento específico.

Clique aqui para ler texto de Ernest Vargas e de Jack Michael de introdução ao Livro Verbal Behavior de B.F. Skinner.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s