Análise de interações verbais sobre política partidária em blogs

Este é o resumo de meu projeto de tese, cuja qualificação ocorreu no fim de novembro de 2011. Um dos principais consensos da banca é tratar do tema do ponto de vista da evolução de práticas culturais. Como em minha banca, além de pesquisadores da Análise do Comportamento, havia também um filósofo da área de política,  a literatura sugerida para dar continuidade ao trabalho foi basicamente a seguinte:

1) Literatura comportamental que analisa cultura, sendo um dos textos mais representativos dessa literatura, para meus objetivos, o artigo Individual Behavior, Culture, and Social Change, da professora Sigrid Glenn.

2) Literatura da Teoria Crítica (Adorno) e literatura que trata das transformações do conceito de  Esfera Pública (Habermas).

Wang, M. A. L. (2011). Interações verbais sobre política partidária em blogs: diversidade e uniformidade comportamental. Projeto de qualificação de tese de doutorado. Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Experimental: Análise do comportamento, PUC-SP.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Eliza Mazzilli Pereira

Linha de pesquisa: Desenvolvimento de metodologias e tecnologias de intervenção.

Resumo

Uniformidade parece ser subproduto típico de discussões de temas sobre os quais integrantes de uma comunidade verbal compartilham crenças bem estabelecidas. Em busca de esclarecer essa questão, neste trabalho compararam-se interações verbais em dois blogs (Estudo 1), para identificar aspectos que pudessem ser caracterizados como diversidade ou como uniformidade na interação de participantes sobre um tema-alvo. Serviram como fonte um post relacionado com PSDB e PT publicado em um blog e reproduzido no outro blog e respectivos comentários. Classificaram-se os comentários segundo dois aspectos principais: 1) quanto a concordância ou discordância de participantes ao interagirem entre si sobre aspectos do post, do comentário de outro participante e outros aspectos; 2) quanto ao posicionamento de participantes especificamente sobre partidos políticos/representantes de partidos mencionados nos episódios verbais analisados. Em ambos os blogs, encontraram-se mais discordâncias do que concordâncias nas interações de participantes entre si em geral. Em relação ao posicionamento de participantes sobre política, especificamente no que diz respeito a verbalizações favoráveis ou desfavoráveis a um partido e seus representantes, em um dos blogs encontrou-se polarização de participantes entre PSDB e PT: parte se posicionou de forma favorável ao PSDB; parte se posicionou de forma desfavorável ao PT, e vice-versa. No outro blog, encontrou-se uniformidade na maneira como os participantes se posicionaram sobre PSDB/PT e representantes desses partidos. Nesse blog, em quase todos os comentários em que os participantes se posicionaram sobre PSDB/representante do PSDB, eles se posicionaram de forma desfavorável a esse partido/representante. A maior parte dos participantes que se posicionou sobre o PT/representante do PT, posicionou-se de forma favorável a esse partido/representante. Discute-se que a diversidade pode até emergir naturalmente em discussões de comunidades verbais na internet a respeito de política partidária, mas sua manutenção, a médio e longo prazo, parece depender da disposição de contingências específicas para esse fim. No Estudo 2, propõe-se analisar interações verbais sobre política, realizadas no segundo blog em quatro períodos diferentes, para verificar se posicionamentos de participantes sobre PSDB/PT e sobre representantes desses partidos estão se tornando menos diversos ao longo dos anos, bem como identificar possíveis variáveis responsáveis pelo resultado encontrado.

Palavras-chave: interações verbais pela internet; comportamento verbal sobre política; comunidades verbais na internet; controle mútuo mídia-consumidor; internet e uniformidade/diversidade comportamental.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s