Sobre história e mitos que jornalistas inventam

O artigo The Autism Vaccine Controversy and the Need for Responsible Science Journalism, de Seth Mnookin, me fez lembrar uma discussão de Hobsbawm (1998) sobre a criação de mitos na história.  Hobsbawm afirma: “Eu costumava pensar que a profissão de historiador, ao contrário, digamos, da de físico nuclear, não pudesse, pelo menos, produzir danos. Agora sei que pode. Nossos estudos podem se converter em fabricas de bombas, como os seminários nos quais o IRA aprendeu a transformar fertilizante químicos em explosivos. Temos uma responsabilidade pelos fatos históricos em geral e pela crítica do abuso político-ideológico da história em particular… Não podemos inventar nossos fatos. Ou Elvis Presley está morto ou não”. (Hobsbawm, 1998, pp. 17-18).

Embora Hobsbawm se refira ao trabalho de historiadores, seu alerta cabe perfeitamente ao trabalho de jornalistas. Os males que jornalistas podem provocar a seu público-alvo – seja por inépcia ou desonestidade intelectual – podem ser tão importantes quanto os referidos por Hobsbawm. O artigo de Mnookin traz alguns exemplos.

No entanto, alguém conhece algum jornalista impedido de exercer a profissão por demonstrar em seu trabalho inaptidão ou desonestidade intelectual? Aliás, no Brasil, qualquer tentativa de regular minimamente os meios de comunicação de massa é combatida ferozmente como censura.

Temos um problema difícil de ser resolvido. Talvez uma forma de amenizar os efeitos do mau jornalismo seja incluir na grade curricular de ensino fundamental em diante uma disciplina de educação para mídia. Mas isso não resolve o problema central: a falta de consequênciaa explícitas para os delitos da imprensa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s