Evite empregar o mesmo como pronome ou substantivo

É comum encontrar em textos de boa qualidade o emprego de o mesmo, a mesma no lugar de um pronome ou substantivo. Essa forma é desaconselhada por especialistas em redação e estilo, por exemplo, Eduardo Martins, autor do Manual de Redação e Estilo do Estadão.

Segundo Martins:

“É condenável o uso de o mesmo, a mesma, os mesmos, as mesmas para substituir pronome ou substantivo. Estão vetadas, dessa forma, construções reais como: A emissora vai definir como se fará a premiação, ou seja, como o público poderá participar ‘da mesma’…”

Napoleão Mendes de Almeida afirma o seguinte sobre o emprego indevido de o mesmo, a mesma:

“Erro muito frequente é o emprego do demonstrativo mesmo com função pronominal em construções como estas: 1 – ‘…nova ortografia, visto que os trabalhos serão corrigidos pela mesma’; 2- ‘Devemos estudar português e as matérias que têm relação com o mesmo’. Esses disparate se evidencia em trechos de confirmante pobreza sintática como este: 3- ‘A Sociedade Tal é constituída dos senhores F e F., e os mesmos dedicam dedicam-se à mesma todas as energias’….”

Napoleão sugere reescrever as frases conforme a seguir:

“… nova ortografia, visto por esta deverem os trabalhos ser corrigidos”; 2- Devemos estudar português e as matérias com ele relacionada” (e as matérias correlatas com esse estudo; …e as matérias que têm com essa disciplina  relação); A Sociedade Tal é constituída dos senhores F. e F. que a ela dedicam todas as energias (que lhe dedicam…).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s