Questões de ética na publicação científica

Contingências em vigor na forma de avaliação de publicações/trabalhos científicos acabam por estimular práticas que contrárias ao desenvolvimento da própria ciência. Um exemplo é dessas práticas é a pressão por publicação, levam alguns pesquisadores a publicar os mesmo artigos com quase nada de novidade em relação ao artigo original.

Contingências em vigor estimulam também pesquisadores renomados a assinar artigos de seus grupos de pesquisa mesmo que não tenha contribuído com o trabalho.

Um trabalho inspirador para discutir ética na publicação científica é o artigo Ethical dilemas in scientific publication: pifall and solution for editors, de autoria de Laragh Gollogly e Hooman Momen (Revista Saúde Pública, 2006).

Aqui, transcrevo o resumo do artigo, em português. E clique aqui para ler o texto integral, em inglês.

Editores de revistas científicas precisam estar atentos aos mecanismos de disseminação de condutas inadequadas no processo de publicação. Este artigo fornece definições, formas de documentar a extensão do problema e exemplos de iniciativas para conter fraudes editorias. Fabricação, falsificação, duplicação, autoria-fantasma, autoria concedida, falta de ética na aprovação de manuscritos, não-divulgação desses fatos, publicação “salami”, conflitos de interesse, autocitação, submissão e publicação duplicadas, e plágio são problemas comuns. A conduta editorial inadequada inclui: falha em seguir o processo devido, atraso nas decisões e comunicação com os autores, falhas na revisão, e confundir o conteúdo de um periódico com seu potencial promocional e de propaganda. Os editores podem ser advertidos por seus pares por não investigar comportamento científico suspeito, por não se retratar quando indicado ou não obedecer as seis principais fontes internacionais de orientação em pesquisa, publicação e política editorial. Os editores estão em posição privilegiada para promover práticas adequadas, adotando orientações éticas e claras sobre os procedimentos adotados nos periódicos. Assim, revisores, editores, autores e leitores terão condições de compreender e seguir as normas de publicação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s