Um poema para São Paulo

São Paulo

Agnelo Rodrigues de Melo

Não fiz um verso só para você, cidade…

Para você que, em minha mocidade,

foi a glória maior que conquistar eu quis…

Para você que, nos meus tempos de menino,

muitas vezes falou ao meu destino…

Para você, um verso só não fiz …

E entanto, quanta vez, morto de fome, a mente

afogueada de febre, a procura de um pão,

quanta vez vi você, inquieta e delinquente,

chegar-se junto a mim, silenciosamente,

e assim me alimentar com a mais doce ilusão!

E entanto, quanta vez, perambulando, à toa

noite em fora, você, no manto da garoa

condoída me envolveu … E quanta vez, depois,

relembrando Azevedo e a recitar Castro Alves,

Paulo, Varela, Abreu e Ricardo Gonçalves,

num canto de jardim ficávamos nós dois …

E nem um verso fiz para você… No entanto,

foi você,  embebendo os olhos meus em pranto

e fazendo vibrar de dor meu coração,

quem me deu a expressão mais humana e mais pura,

o motivo melhor, com a maior amargura,

e o meu verso melhor, com a mais forte emoção!

E ao depois, quanta vez, a minha alma vazia,

magoada pela mais profunda decepção,

você trouxe risonha a mais bela alegria

e contigo sonhou a mias linda ilusão!

Não fiz …Mas, hoje, enfim, pousando o pensamento

no estoicismo sem par e no cometimento

de seus filhos, heróis;  hoje, não sei por que,

para você, cidade do meu sonho,

estes versos eu fiz, que ora deponho

aos pés dos que morreram por você!

Ó São Paulo da minha meninice!

Ó São Paulo de minha evocação!

Por amor a você! Ah! quanta coisa eu disse

que quisera calar no coração…

Eis os versos que fiz para você, cidade!

Para você, que aos olhos meu rebrilha

como a visão da minha mocidade!

Para você! cidade maravilhosa!

Glória de meu sofrer, véu de minha saudade,

Terra de meu amor, pátria de minha filha!

 460 anos São Paulo

Referência

Melo, A. G. (1952). São Paulo, em  Bueno, F. S. Páginas Florida. São Paulo: Saraiva (pp.39-40)

São Paulo

Deixe uma resposta

