Sobre a redação de relatórios de pesquisa

Compartilho aqui o texto A comunicação da pesquisa: redação do relatório/dissertação, de autoria da professora Maria Amalia Andery, da PUC-SP. Esse material costumava ser usado em disciplinas de Atividade de Pesquisa Supervisionada do Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental:Análise do comportamento da PUC-SP. As normas descritas pela professora Amalia referem-se, principalmente, a orientações do Manual de publicação da Associação Americana de Psicologia. Para obter mais informações sobre o estilo APA, clique aqui.

Transcrevo aqui o parágrafo inicial do referido texto, em que a professora deixa explícita a importância da redação do relatório de pesquisa. Segundo Andery (2005):

“A dissertação redigida é o equivalente de um relatório de pesquisa. Inicialmente, será o instrumento pelo qual seu trabalho de pesquisa será avaliado pela banca, na defesa. Depois da defesa – e isto freqüentemente é esquecido – será o relatório que,
depositado em biblioteca, servirá de fonte de referência para outros pesquisadores da área. É por meio de sua dissertação que seu trabalho de pesquisa é publicado – tornado público; é pela dissertação que o conhecimento produzido por você pode ser partilhado com outros membros da comunidade científica: sem este tipo de relato não seria possível acumular conhecimento. Por tudo isso é muito importante que se tome todo o cuidado na redação do relatório de pesquisa (dissertação); não se trata de simples purismo, de pura perda de tempo. Um texto mal organizado, pobremente redigido, sem informações suficientes, ou com demasiada informação irrelevante tornará difícil (ou até mesmo impedirá) duas coisas: que seu trabalho seja corretamente apreciado – louvado ou criticado – por aqueles que são seus pares na comunidade científica (e que deveriam ser seus interlocutores privilegiados, uma vez que se interessam pelo tema de sua dissertação) e que seu trabalho se torne, eventualmente, parte do processo de produção de conhecimento em ciência – porque é citado, replicado, estudado.”

Espero que façam bom proveito do material.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s