Sobre o Personalized Instruction System

Artigo publicado na Revista Nacional de Pós-graduação descreve de forma bastante precisa o Personalized instruction System de Fred Keller.

Explorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileiros

Por Ronaldo Mota

 

7 comentários sobre “Sobre o Personalized Instruction System

  1. Obrigado pela indicação professora. Estou pesquisando sobre Instrução Programada. Quero saber sobre o por que teve grande sucesso no passado e teve uma queda de igual tamanho. Este braço da programação de ensino ainda é usado hoje? Qual seu papel?
    A senhora teria textos a me indicar?

      1. Dentro os artigos que vi este é o mais citado. Talvez porque não temos acesso à obra da Bori online o que melhor podemos encontrar com descrição de seu trabalho é neste artigo de Nale, que irônicamente também não cita nenhum dos trabalhos escritos diretamente por ela, apenas de seus filhos e netos intelectuais, como chama. Tenho aqui o cap 6 que a Bori escreveu para o livro do Keller, mas como é em inglês também isto me dá um trabalhão. Não frequento uma aula de inglês há quase dez anos. Pelo pouco que comecei a pesquisar sobre instrução programada percebi que inglês é fundamental! Vou começar a aprender antes de terminar a graduação para poder ir bem no mestrado.

  2. Pelo que pude perceber ela foi ótima na formação de alunos e política científica, mas também escreveu muita coisa interessante que infelizmente apenas não está disponível ao público online.
    A listagem de publicações que o Centro de Memória de Psicologia da USP faz é considerável. Talvez eu tenha que viajar para ter acesso:
    Fonte: http://citrus.uspnet.usp.br/centrodememoriaip/?q=node/560

    Bori, C. M. (1957). Estudo psicológico do grupo. In: A aparição do demônio no Catulé – estudos de sociologia e história. pp.84-125. São Paulo, Ed. Anhembi.
    Bori, C. M. (1986). Duração de componentes e taxa relativa a reforços em esquemas concorrentes de reforçamento. Ribeirão Preto, Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1986. Reunião Anual de Psicologia (16.). Programa e Resumos, Ribeirão Preto: Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto. p.124.
    Bori, C. M. (1986). A 38a. reunião anual.[Editorial]. Ciência e Cultura, São Paulo, 38(6), 951.
    Dias, T. R. S.; Bori, C. M. (1987). Proposta de um procedimento para identificar funções relativas de eventos qualitativamente diferentes. Reunião Anual da SBPC (39.), Ciência e Cultura, 39(7), supl. 892.
    Freitas, L. C.; Bori, C. M. (1987). Delineamentos de pesquisa em análise do comportamento aplicada a educação. Reunião Anual da SBPC (39.). Brasília. Ciência e Cultura, 39(7), supl. 888-9.
    Bori, C. M. (1989). SBPC, ciência e tecnologia. Ciência e Cultura, 41(3), 211.
    Bori, C.M. (1989). Discurso inaugural da quadragésima primeira reunião anual da SBPC. Ciência e Cultura, 41(10), 1024-5.
    Bori, C. M. (1991). Criança e conhecimento e a questão da aprendizagem. Ribeirão Preto, Reunião Anual de Psicologia (21.). Anais (Comunicações). Ribeirão Preto: Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 288.
    Lane, S. T. M.; Duran, A. P.; Penna, A. G.; Bori, C. M.; Hutz, C.; Silvares, E. F. M.; Seixas, M. R.; Gil, M. S. C. A.; Grisi, M. A. L.; Luna, S. V. (1992). Filosofia da pós-graduação. Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico (4). Anais. Brasília: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 57-60.
    Todorov, J. C.; Souza, D. G.; Bori, C. M. (1993). Momentary maximizing in concurrent schedules with a minimum interchanger interval. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 60(2), 415-35.
    Bori, C. M.; Machado, L. M. C. M.; Sbarro, R.; Galvão, C. M. (1993). Concurso lembra teste com ratos, diz psicóloga. São Paulo, Folha de São Paulo. 4-4.
    Bori, C. M. (1994). Carolina Bori recebe título de professor emérito. [Entrevista]. Jornal da USP, São Paulo, 26 out. 1994, 8.
    Bori, C. M. (1994). Pesquisa e a base do conhecimento. [Entrevista]. Jornal do CRP-6, 01 Nov., 3-4.
    Marques, A. P.; Bori, C. M. (1995). Reeducação postural global um programa de ensino para a formação do fisioterapeuta. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (25). Programa e Resumos. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia de Ribeirão Preto, 1995. p. 457.
    Zannon, C. M. L. C.; Bori, C. M. (1996). SBP, 1972 relato do Plano Brasília por Fred S. Keller. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 12(3), 191-192.
    Bori, C. M. (1996). Chapters in the life of Fred S. Keller. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 12(3), 189-190.
    Bori, C. M. (1998). Trajetória de três propostas de formação do psicólogo. Reunião Anual de Psicologia (28.). Resumos. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 42.
    Bori, C. M., Durham, E. R. (Superv.), Sampaio, H.; Limongi, F. & Torres, H. (Coord.). (2000). Eqüidade e heterogeneidade no ensino superior brasileiro. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Acesso em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000072.pdf
    Bori, C. M. (2000). Relações emergentes entre estímulos e suas aplicações ao ensino de leitura, escrita e matemática: notas para uma avaliação. Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico (8.). Anais. Serra Negra: ANPEPP/PUC-Campinas, 156.
    Bori, C. M. (2001). As novas diretrizes curriculares para os cursos de psicologia no Brasil: impactos sobre a formação. Salvador, Universidade Federal da Bahia.
    Bori, C. M. (2001). As novas diretrizes curriculares para os cursos de psicologia no Brasil: impactos sobre a formação. Congresso Norte Nordeste de Psicologia (2.). Anais. Salvador: Universidade Federal da Bahia.
    Holland, J. G.; Skinner, B. F.; Azzi, R. (trads). (2004). Bori, C. M. (colab). A análise do comportamento. São Paulo, EPU, 174 p. Título original: The analysis of behavior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s