Palavra inesquecível

animais_acao_40

A primeira palavra

Henrique Coelho Neto

Como aprendi eu a falar? As palavras vieram comigo informes, desarticuladas e, pouco a pouco, as fui compondo, sílaba a sílaba, e aplicando-as aos respectivos seres que designavam. A primeira que balbuciei foi o apelativo de minha mãe, por ser ela a imagem que eu tinha sempre diante de meus olhos. Mal os abria do sono, logo a encontrava a mirar-me, inclinada sobre o meu berço, como o céu se curva sobre a terra. E essa palavra inicial foi a raiz de que nasceram todas as outras, como nascem as folhas na árvore, à medida que se lhe vão distendendo os ramos. Hoje, para encontrar esse nome, eu teria de recavar a terra e buscá-lo no seio da morte. Que será feito de minha mãe? Recolhendo-me, às vezes, em mim mesmo, vejo-a dentro do coração, ouço-a, sinto-a. Terá ela desistido do céu, para ficar comigo, animando-me nos meus desfalecimentos, consolando-me nas minhas tristezas, alvoroçando-se comigo nas minhas alegrias? Há tantas coisas misteriosas que nos cercam e nos escapa à vista: a esperança, a fé, o amor, todos os sonhos, enfim. Que os vê? E não estão conosco? Não são, a bem dizer, a essência mesma da vida? Assim faz minha mãe dentro do meu coração: e é por isso que, ainda hoje, nas minhas dores, nas minhas agonias, clamo por ela como a chamava quando, pequenino, dormia ao seu colo, alumiado por seus olhos meigos, acalentando por seu canto. Mamãe! Este foi o primeiro nome que pronunciei, o nome flor, que ainda me perfuma a voz e que será, na minha hora derradeira, a palavra sacramental da extrema-unção da minha boca. E quando a minha alma sair da vida dolorosa, não errará o caminho do céu, que mamãe conhece por o haver deixado para vir acompanhar-me e poder responder-me de dentro de mim, consoladoramente, quando a invoco nas minhas angústias, como a chamava em pequenino, fechando-a toda num vocábulo apertado, como toda a encerro, e viva, no meu coração: Mamãe! Henrique Coelho Neto (publicado originalmente em 1927)

Deixe uma resposta

