Universo feito de palavras

4424488922_9b597a9a29_b-538x218

“O universo é feito de histórias, não de átomos”, diz a poetisa Muriel Rukeyser. De modo semelhante, Anatol Rapoport afirmou que “a espécie humana vive em um oceano de palavras”. Para refletir sobre o tema, indico a leitura do artigo Dizer e fazer: a palavra e a construção do mundo, da professora Maria Amalia Andery. O artigo pode ser lido integralmente aqui. Outro artigo interessante para essa discussão é Antecedents and Consequences of Words, de Charles Catania, que pode ser lido aqui

Para Skinner, autor de Verbal Behavior (entre ouros livros) o que diferencia a espécie humana de outras espécies é o comportamento verbal. Clique aqui para conhecer os primórdios do livro, as William James Lectures de Skinner. Uma ótima introdução ao livro pode ser lida aqui. E para conhecer esse e outro livros de Skinner visite o site da Fundação B. F. Skinner.

Como disse Catania no referido artigo, não é possível fugir das palavras. Se é assim,  é melhor tentar compreender como somos controlados (e controlamos outras pessoas) por meio da manipulação de estímulos verbais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s